quarta-feira, setembro 19, 2012

Fuck the Bunny....

         
        No meio de tanto cartaz, alguns mais criativos que outros, foi aquele que me fez sorrir.  Ver um coelho, com a mira de uma arma sobreposta e com "Fuck the bunny" escrito pôs um sorriso na minha cara. E Deus sabe como precisamos de nos rir nos tempos que correm.
        
        Ver como o país saiu da apatia em que estava mergulhado também foi um tónico bem vindo. Mais de meio milhão de pessoas saíram à rua, convocadas não por um qualquer partido ou associação sindical, mas por pessoas que como eles estão fartas do que temos. Mostramos que estamos cá, que queremos melhor e que os caminhos a seguir não podem ser esses. Ficou bem claro que queremos continuar a ter um país para os nossos filhos e netos. Que não queremos ser leiloados ou desbaratados por uns quaisquer artistas de circo convenientemente maquilhados de palhaços, sendo que eles assumem sempre o papel do palhaço rico, e nós o do palhaço pobre. E fizemos isso sem violência, sem estragos, sem incidentes. Palavras duras houve q.b. Avisos sérios também. E tenho esperança que tenha sido o retirar da rolha. Que agora que abrimos o contentor não pare de sair a vontade de endireitar aquilo que muitos consideram perdido. Veremos...


      Não tive foi vontade de continuar a rir. 

           Primeiro porque vi um Coelho com umas olheiras terríveis, seguramente de passar as noites a ensaiar a Nini para melhor acompanhar o Paulo no próximo concerto. E de tão cansado vê-se que lhe foge a boca para a verdade. Que vê como única solução para aumentar a competitividade a diminuição dos salários. Ora se já temos salários quase ao nível dos chineses e afins, se ainda não estamos nem perto da competitividade deles, será que com salário inexistentes chegamos lá? E se isso não acontecer??? E vamos lá ver, não foi o senhor e os da sua laia que nos disseram que estávamos todos a viver acima das nossas possibilidades, o que é o mesmo que dizer que gastávamos mais do que podíamos e devíamos? Então agora a merda de medidas que tomou não resultaram porque fomos uns moços obedientes e gastamos menos? Porra!!! Temos de gastar ou temos de poupar??? Vocês decidam-se que a malta assim fica como o tolo no meio da ponte, ou melhor, como o Coelho no meio das Portas!!!!!
     Por outro lado sabemos que a bola é dele... Brincamos todos como ele quer que nós é que lhe demos a bolita para as mãos. Claro que lhe demos a bola para brincarmos todos a um jogo que gostássemos, pelo menos que a maioria de nós gostasse, mas não, a bola é dele e brincamos ao que ele quer ou o menino chama os amigos para dar tatau em todos... Tenho novidades para si Coelho, nem brinco nem os teus amigos me assustam... Arranja lá um joguito que dê para todos ou então devolve a bola que a malta desenrasca-se....
          Para quem podia ter recuperado alguma coisa, Coelho perdeu o que já não tinha, tentou levar com ele Portas e assumiu-se como o extra liberal que é. Triste!!

     Triste também foi a figurinha do Seguro. Era a vez dele brilhar, de ser formoso!!! Uma semana de espera, com tempo de sobra para preparar algo que impactasse e sai-se com 4 minutos de paleio inútil e demagogo??? Que tinha de votar contra o orçamento já sabíamos. Que estava indignado com o anunciado era expectável. Que a única solução apontada seja algo tão rebuscado que até lhe fica mal, isso sim é novidade. Taxar PPP's, maioritariamente fomentadas por um governo PS, não sendo descabido é incompreensível num contexto isolado. Mas isso é que vai resolver o problema? Eu sei que ele disse "entre outras medidas". Mas porra, a parte das outras é que nos está sempre a foder. o Coelho também tinha outras, e vejam no que deu. Ficou claro, pelo menos para mim, que não é por aquele lado que lá vamos.Triste!!

    E que dizer de Portas??? Cria um tabu patriótico mas não tem o corajoso patriotismo de falar ao povo no dia em que o povo falou para ele e os da corja deles. Cobarde. Mais, cobarde e traidor. Duplamente traidor, porque vem dizer que sabia e não concordou, mas deixou passar por patriotismo. Traiu o Coelho ao  desautoriza-lo. Traiu o povo que nele votou porque não o fizeram para ele se por de lado quando nitidamente acha que as medidas em causa vão contra aquilo que defende. Não tem coragem para as travar, ao menos tivesse coragem para não assumir isso. Se queria ficar bem na fotografia, borrou-se todo. Se quis ser mártir não conseguiu. Se quis passar por patriota falhou redondamente. Passou por político desonesto, por mesquinho chegando a contabilizar os golos que marcou com a bola do Coelho. Ele é que marcou mais golos e se sofreram algum a culpa foi dos outros. Na minha rua chamava-se a esses meninos maricas, se bem que penso que ele não se importasse com isso. E não o deixávamos jogar mais até perder essas manias. Boa ideia não?? E não é que uns dias depois um ministro dos dele marca um auto golo ao assumir que concordava com as medidas??? Triste!!!

    Não tivemos ainda a tristeza de ouvir Cavaco. Teremos seguramente. E mais não era de esperar do pai dos tabus políticos no nosso país. Aliás, pai de auto-estradas e oásis, paraísos de betão e centros culturalmente utópicos, coveiro de pescas e metalurgia, agricultura e economia. O moço que se vê à rasca para sobreviver com os rendimentos que tem deve estar seguramente preocupado com estas medidas que o vão atirar para um novo patamar de pobreza. A esta hora estará seguramente a engendrar maneiras de fazer recuar o Coelho, não vá o diabo tece-las e ter de recorrer a um 2º emprego só para pagar as contas lá do palácio.... Consta-se até que a 1ª Dama já faz uns rissóis e pataniscas para fora, só não sendo mais publicitado por medo que a Asae faça uma visitinha indesejada. Tenho a profunda convicção que Cavaco falará e bem à nação, no momento por ele escolhido, por forma a nos esclarecer completamente sobre as razões do seu silêncio. Mais, será patrióticamente vago nas suas declarações... Irra, a última vez que se falou tanto em pátria e patriotismo o 25 de Abril ainda não tinha acontecido e Salazar ainda respirava!!! Triste!!! 

De maneiras que teremos mais do mesmo, com intervenções cuidadas e pomposas, cheias de nada e de coisa nenhuma, a exemplo dos nossos bolsos....

Triste!!!

0 comentários:

SiteMeter

 
Copyright © 2010 Grupo de Jograis Universitários do Minho - Jogralhos. All rights reserved.
Blogger Template by
Licença Creative Commons
Jogralhos by Jogralhos is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Based on a work at jogralhos.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://jogralhos.blogspot.com/.