quinta-feira, setembro 13, 2012

A revolução com Cravos, que não as flores...

           Era engraçado começar este texto com "Amigos,".... Até porque provavelmente haveria menos pessoas a sentirem-se insultadas se tal fosse dito/escrito por mim que pelo nosso Primeiro Ministro. Era engraçado vir lançar umas graçolas. Fazer uns comentários espirituosos sobre a austeridade, insultar o governo em particular, a classe política em geral, os "tachistas" de uma forma abrangente. Mas apesar de rir ainda não ser taxado e continuar a fazer bem à alma, à saúde e ao espírito, não o quero fazer. 
    
           Na passada sexta feira, sentado no sofá com uma cerveja na mão, esperava o início do jogo da nossa selecção. Sentei-me uns minutos mais cedo porque o Sr. Coelho ia dirigir-se ao país. Ouvi-o atentamente. Aliás, não poderia ser de outra forma até porque o discurso foi tão confuso e atabalhoado que se não empregasse toda a minha atenção poderia eventualmente perder alguma informação importante. 

          Findas as  sinuosas palavras iniciais o Sr. Coelho finalmente diz o que tinha a efectivamente dizer:                                                                                      "...Blah,blah, blah.....Isto é um assalto!!!!...blah,blah,blah...."
Pelo menos essa é a tradução para português comum....

       Lembro-me da 1º coisa que me saiu dos lábios após o fim da comunicado : "FILHO DA PUTA!!!!".
       
       E da 2ª : "PUTA QUE OS PARIU....".

             Deixem-me dizer que o vernáculo foi dirigido ao Sr.Coelho e compinchas, não às respectivas mães obviamente. E que pasme-se, não foram ditos com intenção de o insultar nem a ele nem aos colegas de governo. Foi só mesmo o desabafo que permitiu ao meu cérebro continuar a processar informação depois da agressão a que tinha sido sujeito. Insultarei o Sr.Coelho e companhia na devida altura e com os adjectivos apropriados daqui a nada. 

              Senti nessa altura que tinha passado em poucos minutos de cidadão de uma democracia para cidadão de uma qualquer ditadura totalitarista. É a única coisa que podia explicar o facto de um Primeiro Ministro vir "lixar-se" para a constituição que fundamenta o país que ele diz governar. É possível desafiar impunemente as decisões do tribunal constitucional???? É Admissível que tal seja feito por alguém que as jurou defender???? Podemos todos brincar às casinhas neste ermo?????? Mas mais, é normal aparecer um qualquer ignóbil lambe botas e pau mandado um dia depois a afirmar que nem isso é verdade mas mesmo que o fosse o Tribunal Constitucional não poderia comentar nem pronunciar porque não passava de uma intenção que não estava ainda em vigor???? Vamos lá ver, se eu tiver uma arma, licença de uso e porte de arma, afirmar que vou dar um tiro a esse senhor e passar os meus dias sentado à porta dele para o fazer a polícia vai esperar que eu efectivamente lhe dê um tiro???? Porque em abono da verdade só declarei uma intenção. Ou seja, se for lá o sr. guarda nada mais pode fazer do que esperar que eu dispare para aí sim constatar que um crime foi cometido e levar-me preso... É isso???? Mas isto existe???? Não brinquem....

Viram que já insultei um dos artistas e não precisei de vernáculo? Viram,viram? Ah pois é...

Estava então no momento em que acordava numa ditadura. Perdi a vontade de ver a selecção, pelos vistos até foi uma boa opção, e fui jantar. Eu, os dois filhos e a esposa. E curiosamente o meu cérebro só recomeçou a funcionar em pleno quando o meu filho me pergunta o que se passava. Porque raios estava eu tão atarantado e cabisbaixo. Foi aí que vi que não estava em choque por minha causa, por ter sido insultado, assaltado, enxovalhado e humilhado há poucos minutos atrás... Estava assim porque o fizeram aos meus filhos, à minha mulher, à minha família... Roubaram-me o país!!!


O termo é esse mesmo, não pode ser outro. Têm vindo a fazê-lo progressivamente, diminuindo os rendimentos das famílias, diminuindo os direitos (atentem que disse direitos e não regalias) a uma educação  competente e completa e a cuidados de saúde dignos. Espoliando o património público. Desinvestindo no país. Esbanjando e desaproveitando recursos valiosos. Facilitando a corrupção e os compadrios, alimentados por lobbys e alimentando incompetentes. A tudo isso assistimos de bancada, não impotentes como alguns dizem mas indiferentes. Aninhados naquilo que achamos que é o nosso canto, assobiando para ar enquanto esperamos que não nos toque a nós. A culpa é nossa. Minha , tua, sua, vossa, deles. 

Ouvir o Sr.Coelho hoje, e comparar com o que o mesmo artista disse há dois anos, há um ano e meio, há um ano, há seis meses e há 3 semanas é ouvir 6 pessoas diferentes. São posições diferentes, ideias diferentes com medidas diferentes. Ora isso, agora sim vou começar a insultar, significa que o senhor Coelho é mentiroso, incompetente, sofre de múltiplas personalidades ou tem mau carácter. Ou todas as anteriores. Qualquer uma delas por si só é suficiente para o inibir de ocupar o cargo que ocupa. Todas elas em conjunto perfazem um total muito inferior à maioria dos criminosos detidos e não só deste país, sinal que muito provavelmente o sr. Coelho merecia um lugarzito isso sim num estabelecimento prisional. Não me senti insultado só por me ter assaltado. Senti-me insultado porque o fez intencionalmente, sem problemas de consciência como se viu na foto tirada umas horas depois e com a falta de vergonha que mostrou com a publicação feita a seguir. Eu não sou seu amigo. Nunca fui. Não gosto de si, nunca lhe dirigi a palavra e podendo era moço para lhe acertar duas lambadas à maneira do norte. E como foi demonstrado, sendo esta frase só uma demonstração de intenção é completamente inócua e não passível de análise de um qualquer tribunal, seja ele constitucional ou não....

Mas não é só o sr. Coelho. O sr. Gaspar também demonstra argumentos que me levam a pensar que o lugar dele não será com toda certeza aquele que neste momento ocupa. Requer a mesma capacidade de concentração para ouvir, não só pelo carácter sinusoidal do discurso mas principalmente pelo esforço de memória a que obriga. É uma vitória tremenda quando nos conseguimos lembrar da 1ª palavra de uma frase proferida que tenha mais que 6 palavras na sua estrutura. Há jornalistas que levam dois blocos para as suas entrevistas, um para anotar as afirmações do Gaspar, outro para irem escrevendo as suas memórias. Jogos de futebol com prolongamento e penaltis são realizados entre a 3ª e 5ª frase de um discurso de duas páginas. Ao mesmo tempo apresenta uma incoerência incompreensível. Será normal diminuir um imposta às empresas para a seguir ditar como terão de ser aplicados esses fundos? Expliquem-me como se eu tivesse 5 anos : se querem que esse dinheiro seja aplicado de determinada maneira, então não diminuam a TSU, canalizem esses fundos para aquilo quer pretendem. Mas está tudo maluco?? Isto é a casa da Joana? Só pode ser brincadeira e nesse caso o Sr.Gaspar é um comediante, um palhaço ou então um incompetente. As primeiras duas classificações são do meu agrado, aliviam a situação sombria que vivemos, mas não se coadunam com o perfil de um ministro, seja ele qual for. A 3ª é completamente incompatível.

Há mais, infelizmente para nós, muito mais. 

Há Portas, ultimamente cidadão do mundo em nossa representação levando na bagagem Universidades sejam elas Modernas ou antigas, experiência em mergulho, seja nas sondagens seja no interior de submarinos que mesmo que queiramos não podemos devolver, até porque luvas já foram pagas a mãos que já de si estavam protegidas.Silencioso como patrioticamente se impõe, tenta não dar nas vistas e ir disfarçando um ar sério na perspectiva de abandonar o barco antes dos ratos até... 

Há Relvas que trabalha com afinco em obter uma licenciatura em Piloto de Aviação Civil tendo como base as milhas aéreas acumuladas alegremente financiadas pelos nossos impostos. Ao estilo de bolsa de estudo portanto. 

Há Antónios que nem Seguros nem formosos, sem carisma, sem chama, sem carácter. Incapaz de apresentar alternativas, refugiado num conceito de oposição responsável. E pelo menos isso consegue, eu acho que ele também é responsável.

Há Blocos precupados com a bicefalia, acefalia ou idiotia da sua liderança. Eu não quero saber se vão ser dirigidos por um, dois,masculinos, femininos, gays, lésbicas, heterosexuais ou travestis. Quero e preciso de alguém que apresente alternativas crediveis à merda que me apresentam todos os dias, não discursos trotskistas que resumidos e espremidos valem tanto como a verborreia incoerente e lamaçosa proveniente dos lambe botas do dia nomeados para defender ou anunciar a anedota política diária pelos que não têm integridade de o fazerem.

Há Sousas que não vivem sem Avantes, sejam eles festivais ou jornais, imbuidos de um espírito leninista de obscurantismo. Assentes em secretismos na própria direcção do partido pensam que convencem alguém que isso não seria transposto para outro tipo de direcção. Não seria essa a linha directora de um governo por eles dirigido?
Há leite, seja ele de vacas ou não, espalhado pelos Nogueiras e Manuelas indignados..agora indignados mas até aqui coniventes e impulsionadores da mesma hipocrisia...
Há fundações e PPP, Institutos e Empresas Municipais. Há nomeações e concursos públicos previamente preenchidos. Há fuga ao fisco e corrupção. Há uma classe política desacreditada, incompetente, hipócrita, genuinamente mentirosa, formada por interesses e por isso mesmo defensores acérrimos desses mesmos interesses. O que já não há é vergonha. Nem paciência para os aturar, suportar nem alimentar.

Já não vivemos num país. Sobrevivemos num estado. Trabalhamos para manter um monstro insaciável que consome sempre mais do que se lhe dá para comer. Alimentamos servos de lacaios de amos que não fazemos ideia quem sejam e fazemos isso conscientemente. Para mim chega. 
Chega de não fazer nada, de assistir passivamente enquanto destroem um país. Não há nada que se possa fazer? Tem de haver. Há manifestações para aderir, há queixas para apresentar, há textos para escrever, ou divulgar. Há que criar tempo para pensar. Há que agitar as águas, provar que a democracia existe, que de facto o governo é do povo e para o povo. Se assim não for não é democracia, é ditadura e para essa só pode haver uma coisa. Uma revolução!!! Até lhes podem chamar dos Cravos, mas não penso que desta vez se usem as flores, os metálicos parecem-me mais contextualizados...

0 comentários:

SiteMeter

 
Copyright © 2010 Grupo de Jograis Universitários do Minho - Jogralhos. All rights reserved.
Blogger Template by
Licença Creative Commons
Jogralhos by Jogralhos is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Based on a work at jogralhos.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://jogralhos.blogspot.com/.