terça-feira, janeiro 04, 2011

Pré-campanha


No início deste novo ano o país esbateu-se com um novo problema, um verdadeiro cataclismo político de natureza apocalíptica: ninguém faz a mínima ideia de quem irá discursar em primeiro lugar nos Comícios e nas demais acções de campanha de Manuel Alegre. Poderão ser tanto os dirigentes do PS, ou os do BE, partidos que apoiam a candidatura, como alertou Duarte Cordeiro, o director da campanha.
Com efeito Cordeiro declarou que "para já não temos previsões de estarem juntos", em nítida referência a José Sócrates e a Francisco Louçã. Tal deve-se em grande medida ao medo do director de campanha e do candidato à Presidência de conflito ideológico. Não de um confronto de ideais marxistas e engelsianos (socialistas) com ideais trotskistas, mas sim de ideais de política de direita encapotados e do individualismo típico do liberalismo englobado implicitamente no colectivismo neo-marxista da nova esquerda. Mas não só! Teme-se que os dois líderes juntos se poderiam dar a afectos indesejados como abracinhos, ou até beijinhos, para exteriorizar a sua alegria e júbilo pela aprovação da lei do casamento homossexual. E Alegre prefere ficar-se pelos poemas..

Voltando à campanha de Alegre, o seu programa iniciar-se-ia nos Açores, mas o candidato poeta mudou de planos e iniciou a sua pré-campanha na Madeira. Precisamente onde Cavaco Silva se encontra com o mesmo intuito. Cavaco foi tão aclamado que teve de se colocar em cima do carro em pleno êxtase. Uma fonte da Lusa já divulgou que Alegre se colocará em cima de um autocarro sem travões no Pico Ruivo somente para chamar a atenção, pelo que se esperam fotos espectaculares, numa vertente mais radical deste candidato e declarações bombásticas que eventualmente passarão por um fulgurante grito de revolta: "A mim ninguém me cala, nem me para!"

Alegre iniciará assim na Madeira um percurso de 5000 km nas próximas três semanas em campanha para a Presidência, tendo sempre em vista a segunda volta. Esperam-se assim muitas toneladas de CO2 emitidas para atmosfera provenientes da sua caravana e ainda se está à espera da posição de Mário Soares, perante a candidatura de Alegre. Considerando a amizade construída entre ambos à cinco anos, não se espera que Soares ofereça o seu apoio tão facilmente como ofereceria uma lembrança em marfim que com certeza possui no seu sótão.. Pelo que teremos de aguardar pacientemente mais novidades..

SiteMeter

 
Copyright © 2010 Grupo de Jograis Universitários do Minho - Jogralhos. All rights reserved.
Blogger Template by
Licença Creative Commons
Jogralhos by Jogralhos is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Based on a work at jogralhos.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://jogralhos.blogspot.com/.