quinta-feira, janeiro 06, 2011

6 Ações que podes fazer por Portugal

Olá juventude! Tiveram boas entradas? Assim, sem magoar e pelo sitio certo?

Ano novo, país novo (era bom, era). Vamos lá dar-vos 10 tarefas que podem realizar para ajudar o nosso país (uma vez que quem o pode fazer não o faz):
  1. Comprem produtos portugueses! Se preferirem produtos nacionais, em detrimento dos produtos estrangeiros estaremos a incentivar a economia nacional. As nossas empresas e produtores terão mais receitas que, para além de gerarem mais impostos que o Sócrates depois transforma em Rendimento de Inserção Social para preguiçosos, permitem abrir as portas ao emprego. Por outro lado, importamos menos, equilibrando assim a nossa balança comercial externa. Dica: todos os produtos que começam por 560 no código de barras são de origem portuguesa.
  2. Peçam sempre recibo/factura! É verdade que, às vezes, sai-nos mais caro, porque o senhor empreiteiro "esquece-se" do IVA. Mas... se essas transacções fossem tributadas, o Estado não precisaria de ir roubar-nos ao bolso mais impostos e talvez, talvez (oh palavra vã) obtivéssemos mais rendimento mensal para mais consumo e melhor qualidade nos serviços que o Estado fornece. Com os 24,5% do PIB em Mercado Negro em 2010, conseguiríamos pagar o défice desse ano.
  3. Sejam extraordinários nos vossos empregos! Sejam exemplares, motivos de exemplo e rigor. Responsáveis, honestos e sinceros. Um profissional competente acabará sempre por ser recompensado da melhor forma. Só a busca da excelência conduzirá a resultados espantosos e receitas extraordinárias. Ganha o funcionário, lucra a empresa e o estado obtém mais receitas para equilibrar as contas. O país mostra reconhecimento e tornar-se-á mais atractivo.
  4. Reclamem! Apesar do ponto anterior parecer pedir para "comer e calar", não devemos ser submissos. Protestem quando os vossos direitos estão em jogo: no trabalho, na rua, no café, no futebol (bem, aqui às vezes não temos mesmo razão). Escrevam no Livro de Reclamações, se for preciso. Apresentem queixas na polícia. Eduquem os portugueses. Só apresentando razões do mau trabalho e serviço que nos prestam, é que estaremos a suscitar mudança de posturas, de rigor e de responsabilidade. E com isso a melhorar a produtividade de cada um de nós e do país.
  5. Votem! É quase certo que o Cavaco ganhas as próximas eleições. Mas, de qualquer maneira, vão votar. De preferência em branco ou acrescentem o nome de Manuel João Vieira, um quadrado e uma cruz. Protestem! Mesmo que não se reconheçam neste sistema político, neste sistema democrático minado após o 25 de Abril, mostrem aos políticos que o país está farto das coisas como são. E se o povo não decidir ser como eles querem, terão que ser eles a mudar, porque Portugal é dos portugueses, não é apenas deles.
  6. Emigrem! Se não estão para aturar este país, emigrem. Se todos os portugueses emigrassem, não era preciso tomar conta de défices, crises ou mercados. Não havia cá ninguém e isso deixava de ser problema. Isto seria um campo de golfe muito grande, que servia para os ingleses. Além disso, haveria mais dinheiro para a União Europeia distribuir pelos outros países e esses safavam-se.
Temos das últimas oportunidades para fazer algo por este país. Se deixarmos arrastar mais a situação, tornar-se-á mais do que insustentável. E quem vai pagar a factura serão os nossos filhos. Se tiverem dinheiro para isso, claro!

0 comentários:

SiteMeter

 
Copyright © 2010 Grupo de Jograis Universitários do Minho - Jogralhos. All rights reserved.
Blogger Template by
Licença Creative Commons
Jogralhos by Jogralhos is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Based on a work at jogralhos.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://jogralhos.blogspot.com/.