terça-feira, dezembro 14, 2010

A falta de açúcar

O país está em estado de choque, para além de estar de tanga à muito tempo, com as notícias que alertam para o facto da falta de matéria-prima para a produção de açúcar. Para agravar a situação os stocks existentes já são insuficientes para satisfazer o mercado nacional.

Mas eu é que não vou ficar sem açúcar para as rabanadas, filhós e aletria, vou já tratar de comprar 50 quilos, para tal tenho de visitar 25 supermercados: pois este produto está racionado a dois quilos por pessoa. Ainda tenho muitas probabilidades de encontrar muitas prateleiras vazias. Parece uma quantia um pouco ou tanto exagerada, mas não é.. Pois se daqui a 20 anos existir outra ruptura de stock já estou precavido. E as formigas lá de casa agradecem.

Claro que os aspectos positivos vão-se fazer notar, as diabetes vão baixar. Já estou a ver os médicos a assinarem uma petição para acabar com as salinas de forma a reduzir a hiper-tensão arterial. Mas os aspectos negativos são catastróficos, já se pensou a tomar o cafezito sem açúcar? Ou a beber uma caipirinha na mesma situação? Mais valia seguir o exemplo de Lula da Silva e atirar-se directamente à garrafa de cachaça para esquecer as amarguras da falta de açúcar.

Segundo a Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição, a escassez de açúcar deve-se em grande medida à enorme procura deste produto no fim-de-semana transacto. E isto porquê? Porque os media lançaram a notícia do colapso de stocks de matéria-prima. Ou seja, estamos perante um grande arranjinho, numa altura nada má. Se isto não é especulação, não sei o que é! Claro está que o Secretário de Estado de Defesa do Consumidor já veio dizer que o Governo vai acompanhar a situação e que até ao momento não existem sinais de especulação. Basta dizer que o açúcar em Janeiro vai aumentar 5% e, tendo em conta o nosso elenco governativo, não me admirava nada que seja instituído um novo imposto especial sobre este produto. Já estou a ver: Imposto Sobre os Produtos Adocicados (ISPA), ou Imposto Geral sobre os Açucares (IGA), ou Imposto sobre Tudo o que é Docinho (ITD)..

Já sabemos, mais uma vez vão-nos assaltar a carteira, mas desta vez para termos a boca doce..

0 comentários:

SiteMeter

 
Copyright © 2010 Grupo de Jograis Universitários do Minho - Jogralhos. All rights reserved.
Blogger Template by
Licença Creative Commons
Jogralhos by Jogralhos is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Based on a work at jogralhos.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://jogralhos.blogspot.com/.