sexta-feira, dezembro 10, 2010

Mass Media

Quero hoje brindar a TVI com mais um directo fantástico: uma operação de implantes mamários. Invejo a originalidade destes produtores.
Ver este tipo de programa faz-me pensar que somos, sem sombra de dúvida, o retrato de uma sociedade cusca e perversa.
Não me identifico com esta informação massiva que todos os dias me/nos invade as prateleiras de jornais e passa nas televisões independentemente do canal.
Se de um lado temos os "Ídolos" do outro temos a "Operação Triunfo".Choose wisely...A merda é a mesma só o cheiro é que muda.
Cada vez mais vejo menos T.V. e ouço menos rádio. Paciência, não suporto mais ver concursos em re-edições, programas de "chacha" e o Rogério Samora/Joaquim de Almeida (ou outro daqueles que só é actor em papéis de vilão) a desempenhar o papel de um empresário corrupto e na maioria das vezes falido. Desculpem mas não dá.
Na rádio o mal é menor, mas existe. Ouvir a MegaHits, Comercial, RFM...etc...etc é sistematicamente ouvir uma quantidade de música plástica descartável daqui a um par de anos. Lady Gaga? David Guetta? Que merda é esta?! Zero.
Troco diariamente a TV por séries e filmes que eu próprio escolho e faço download. Sinto-me bem em ser selectivo.
Quanto á rádio, ouço muito pouca e troco esses decibéis de batuques por CD'S com que me identifico e que sei que raramente passariam na rádio nos tempos actuais.
Não me considero uma pessoa "comercial", alguém que é moldável ou que "engole" o que lhe põem á frente. Tenho orgulho em ser assim.
Apesar de tudo procuro entender as pessoas, não sei se consigo mas tento...
Tento entender que só alguém passivo e demasiado esgotado consegue ver uns minutos a fio o que diariamente nos impingem. A sério...acordem! Mudem de canal! Ajudem a baixar o share diário de programas que não interessam nem ao menino jesus (bastante em voga nesta altura do ano).
Que saudades tenho dos tempos em que passavam programas como, e passo a citar: "Sherlock Holmes", "Poirot", programas da Natureza ao Domingo, a antiga e célebre "Sessão Esgotada" à quarta-feira á noite, etc...etc...
Vivo em nostalgia mas seguro de que o Antigamente perdura e perdurará face ao que temos hoje.

O Nostálgico,
AnakinSkywoka

4 comentários:

Lucky Luke disse...

Por um lado, temos pessoas que vivem sozinhas, e a vida que levaram não foi suficiente para perceberem que há mais vida para além daquilo que as normais televisões oferecem. Por isso, a televisão é a sua companhia.

Por outro, vemos e ouvimos aquilo que nos é oferecido. Isto é, somos convidados a consumir. E se tu nem eu gostamos, há muita gente que gosta e claro, dá share para que continuem.

E ao fazeres downloads ilegais estás a prejudicar essas séries em deterimento daquilo que não gostas :)

Para terminar, ontem foi muito mau. Se na RTP1 estavam a falar d política, a TVI tava caGala!

AnakinSkyWoka disse...

Cada um gosta do que gosta. Por irem milhões ver o Tony Carreira não quer dizer que eu vá. Queria apenas dizer que EU não gosto. Mas sim...concordo que a TV é companhia de muita gente.
Quanto aos downloads, não faço apenas downloads ilegais. :)
Eu chego a comprar o que saco em DVD ou CD quando gosto realmente do que vejo/ouço.

Ritta d´Almeida aka Pilé disse...

Concordo plenamente... Estive um ano em Espanha, logo não liguei a TV e chegadinha ao nosso país há 1 ano e 3 meses digo: CONTINUO SEM LIGAR A TV!! É, literalmente, chamarem-nos burros, empurrarem-nos merda pelos olhos dentro... Luke: também vivo sozinha e não é por isso que ligo a TV... Simplesmente escolho cultivar-me um bocadinho e ver coisas de jeito em vez de estar a ver programas da treta onde vejo pessoas a HUMILHAREM-SE e a REBAIXAREM-SE por meia-dúzia de trocos e 5 minutos de fama... Prefiro sacar as séries, filmes e música e se realmente valerem a pena, comprá-los... Prefiro assaltar os discos de vinyl do meu pai e ouvir boa música a ter de ouvir 4 vezes por dia, quando não mais, a Lady Gaga na RFM... TV e radio não são mais meios de divulgação de cultura, mas sim meios de controlo e embrutecimento do povo... É que depois de adormecidos, burros e brutos somos muito mais fáceis de controlar!

Lucky Luke disse...

Oh minha menina... :D Quando eu digo que as pessoas que vivem sozinhas usam a televisão para sua companhia é porque há mesmo pessoas que vivem sozinhas e que usam a televisão para sua companhia. Não estou a dizer que fazem bem ou mal. Simplesmente indico um facto e que é extremamente comum em Portugal. Eu, tu e o IP achamos mal porque realmente a televisão em Portugal é do piorío e há muito mais coisas bem mais úteis intelectualmente.

Não podemos é dissociar o facto de que, havendo muito consumo de televisão em Portugal, as operadoras não percam a oportunidade de encharcar a mente desta gente com porcaria. É um facto.

E estamos os 3 de acordo! :)

SiteMeter

 
Copyright © 2010 Grupo de Jograis Universitários do Minho - Jogralhos. All rights reserved.
Blogger Template by
Licença Creative Commons
Jogralhos by Jogralhos is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Based on a work at jogralhos.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://jogralhos.blogspot.com/.