À pouco tempo foi aprovado na Assembleia da República mais um fundo de apoio à internacionalização das empresas portuguesas. O sétimo! Vamos lá ver se é desta rapazes!
Eu sou 100% a favor deste conceito desde tempos remotos. Nada me deixaria mais feliz do que encontrar um tubo de 50ml de Pasta Medicinal Couto e uma bisnaga de Restaurador Olex quando fico hospedado no estrangeiro.
Eu acho que temos uma panóplia de bons produtos para exportar mas estamos a fazê-lo de forma errada. Eu sei que somos pioneiros em algumas áreas (Via-Verde, Multibanco, etc...) mas acho que devíamos apostar naquilo que nos é característico de gema: Comer e Beber! Como tal sugiro a exportação dos seguintes produtos:
- Ginja Victor
- Pastéis de Tentúgal
- Tortas de Azeitão
- Vinho do Porto
- Enchidos de Montalegre
- Licor Beirão
- Superbock e Sagres
- Anis Escarchado
- Ponche (sim...aquela garrafa embrulhada em prata que tem pó na prateleira dos cafés de estrada)
- and soion and soion...(Sugiram outros em comentários)
Soube de uma reputada empresa portuguesa que após muitas reuniões e impasses legais finalmente conseguiu o que era preciso para se lançar num desses países em que as mulheres não mostram a "xixa". Eu como não distingo bem o nome de todos eles passo a usar um único nome para os definir: Cagaquistão! E assim foi! A reputada cadeia "Zippy" abriu as suas portas ao público! Os dias passavam e estava a ser um total fracasso...mas como?!! Tanto estudo de mercado, análise, Business Intelligence, bom marketing e mesmo assim NADA! A solução residia no simples facto de "Zippy" significar algo nesse país como...PILA/Pénis! Enfim...
Deviam ter feito o trabalho de casa e terem-se recordado do fracasso que foi em Espanha o Mitsubishi Pajero (em espanhol punheteiro).
Nós cá em Portugal somos bastante mais hospitaleiros no que toca ao acolhimento do que exportam os outros. Querem um exemplo curto e breve? Quem é que não se lembra do grande sucesso que foi o Opel Ascona? :)
Yours truly,
Anakin
quarta-feira, novembro 10, 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
6 comentários:
Correcção: O Vinho do Porto já é exportado... e há muito tempo!
De comer???... Sugiro: os rebuçados Dr. Bayard, o Pão-de-Ló de Ovar e a Lenka (seria "reimportada", nesse caso)
Sim...eu sei...é para continuar.
Pão-de-Ló de Ovar...boa escolha!
Porque não exportamos aquilo que mais se come cá?? ~Brasileiras, Ucranianas, Romenas....
Isso era antes do PEC!
Com a crise que anda aí os clientes andam a virar-se para o mercado negro: Cabo-verdianas, Senegalesas,São Tomé e Príncipe,etc...etc...
Por acaso o "Opel Ascona" era comercializado em Portugal como "Opel 1604".
Os que vês com matrícula portuguesa são com certeza importados e legalizados.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Opel_Ascona
Enviar um comentário