segunda-feira, novembro 22, 2010

Estúpido, é estúpido....

Estúpido. É como ando a ver o mundo. É estúpido.

Exagero? Talvez!!! Mas acho que é estúpido quando vemos o que se passa por aí fora. E estamos a chegar à parte mais estúpida do ano.

É estúpido quando uma pessoa desmaia no chão de uma estação de comboios, ou de metro e se vê as boas almas deste mundo a desviarem-se para não serem contagiados pelo desmaio. E até achamos que ela teve sorte porque não ia ninguém a caminhar e a escrever um sms ao mesmo tempo, senão ainda levava uns pontapés do estúpido que ia a passar.

É estúpido quando se gasta uma fortuna em blindados e outras tretas que tal, para proteger uns senhores e umas senhoras que nos visitaram durante dia e meio. Estúpido porque nos sentimos inferiores, afinal há dinheiro para gastar com umas personagens quaisquer que tão cedo não voltarão cá, mas quem vive nesta terrinha todos os dias não merece que se assegure a sua segurança. Mais estúpido é quando as tretas caras não chegam cá a tempo e se verifica que afinal não fizeram falta. Darão para devolver?

É estúpido quando vemos dois membros do mesmo governo, do mesmo ministério, conseguirem fazer o mesmo discurso, com as mesmas palavras, as mesmas vírgulas, os mesmos parágrafos, no mesmo dia, no mesmo local, na mesma conferência. Que eles eram estúpidos já ninguém teria dúvidas, que o grau de estupidez fosse tão elevado ainda surpreendeu alguns, que a estúpida desculpa utilizada para justificar o acto nos queira fazer assim tanto de estúpidos, isso já me parece estupidez a mais. E abuso.

É estúpido discutirmos défices, orçamentos, cortes ou crises. Estúpido porque é inconsequente. Estúpido porque este e os próximos orçamentos não serão feitos por nós, nem para nós. Serão feitos por quem quer receber de volta o que cá meteu. Mais estúpido é não serem pelo menos honestos virem dizer claramente que é isso que pretendem. Ao mesmo tempo que se movimentam milhares de milhões de Euros para acudir a este ou aquele estado aflito, aflito porque gastou o que não tinha para começar, é estúpido ver gente que junta 1000 ou 2000 euros de amigos e vai a uma aldeia em África para construir um poço de água. Atenção, quem o fez não é estúpido, estúpidos são aqueles que gastam mais em blindados desnecessários que em poços essenciais.

É estúpido ver que algumas câmaras do país são suficientemente inteligentes, e mediatistas também claro, para trocar luzes de natal por apoios a quem precisa. Estúpido porque não é uma prática generalizada. E agora que falamos de natal, é estúpido que se saiba que tantos passam fome, aqui e lá fora, e se vá assistir com certeza a novos recordes de movimentação de dinheiro na época. Com ou sem crise. Aliás, como em anos anteriores, com ou sem dinheiro!!!

Mais estúpido é isto quando as I.P.S.S., para quem não sabe : Instituições Particulares Solidariedade Social, alertam para o facto de estarem a rebentar pelas costuras, de terem uma lista de espera que corre o risco de ser superior à do S.N.S. Se calhar, como o disseram no mesmo fim de semana que o Cavaco deu uma estatueta do Bo ao Obama, ou que o Sócrates deu uma coleira de cortiça ao Obama para este dar ao BO, se calhar por causa deste ofuscamento todo poucos ficaram a saber disso. Mas temos a certeza que o Bo está feliz, com a sua coleira nova e mais uma estatueta onde pode alçar a pata....

É estúpido que ainda haja no mundo sítios onde uma mulher não possa mostrar a cara, e outros onde não a possa esconder.É estúpido acreditar que haja no mundo virgens que cheguem para termos 70 por cada mártir. Mais estúpido é achar que uma criança com 12 anos pode ter alguma utilidade para as que lhe tocam. E não se consta que as possam emprestar a algum amigo mais velho. É tremendamente estúpido que ainda se permita que sejam apedrejadas mulheres. Mas mais estúpido ainda que não se cortem de imediato todos os laços com quem o faz, sejam eles políticos, comerciais ou outros.

É estúpido que se ache que uma religião merece pagar mais impostos que outra, ou que uma mereça menos consideração que outra. Mais estúpido que isso é afirma-lo, voltar atrás com a palavra e empurrar o assunto para dias melhores. Ainda mais estúpido ainda é isso vir de alguém que oficialmente não se conecta com nenhuma deles. É algo como obrigar a tirar símbolos religiosos das paredes das escolas, estupidez suplantada só por quem os tinha obrigado a serem lá colocados. É estúpido e hipócrita que se permita que pessoas do mesmo sexo se casem, mas depois não sejam consideradas uma família. É mais estúpido ainda quando se diz isso com uma certeza absoluta, e cara séria..Além de estúpido é hipócrita!!!

É estúpido que ainda haja homens a quem não seja permitido casar-se, ao mesmo tempo que não se permite a mulheres falar em nome de uma religião. É estúpido que um rato venha agora dizer que se pode usar preservativo em casos muito particulares, sendo que nos casos normais ele acha que quem usar é estúpido! Isto não é só estúpido, é imoral e absurdo!!É estúpido que ainda haja tanta gente a acenar-lhe com bandeirinhas......

É muita coisa, muito estúpida, mas nem pelo princípio da estupidez andamos....

4 comentários:

Anónimo disse...

concordo com essa estupidez toda, mas também considero que é estúpido escrever quaisqueres, câmera, e outros atentados à lingua portuguesa que não tem culpa nenhuma da estupidez relatada.

Tilt disse...

Agradecido pelas correcções. É agradável ver que leu com a atenção suficiente para as poder fazer. Sabe que só conheço uma pessoa que nunca se engana e raramente tem dúvidas, e não nutro particular apreço por ela... Mais agradável seria se da próxima vez assinasse o comentário para saber a quem tenho a honra de me dirigir.
Um seu criado...

Luís Vieira

Miguel Araújo disse...

Já agora, as frases dos comentários também começam por letra maiúscula... Mas não vou dizer que isso é estúpido...

Quanto ao conteúdo do texto, acho que está fantástico.

Lucky Luke disse...

Está tudo com os nervos à flor da pele!!! Arre... :)

SiteMeter

 
Copyright © 2010 Grupo de Jograis Universitários do Minho - Jogralhos. All rights reserved.
Blogger Template by
Licença Creative Commons
Jogralhos by Jogralhos is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Based on a work at jogralhos.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://jogralhos.blogspot.com/.