segunda-feira, dezembro 29, 2008

Estatuto dos Açores

Antes de mais, deixem-me apresentar todo o meu respeito pelos Açores e todos os açorianos. São um povo catita e que constituem a pluralidade cultural do nosso país, como os alentejanos, os minhotos, os madeirenses, etc... Mas para mim, o Estatuto dos Açores não me interessa nem ao menino Jesus. E ele já é pessoa com experiência devido aos seus 2008 anos de idade.

Mas esta guerra entre o Cavaco e o PS é interessante. E se é de todo verdade o que o Cavaco acabou de dizer na TV (finalmente um discurso que se percebe), sinto-me bastante preocupado. É de facto uma jogada qualquer, para uns interesses quaisquer que ainda não entendi, sobrepor uma lei nominativa à constituição portuguesa.

Não que o Cavaco vá dissolver a Assembleia dos Açores... não é isso que está em causa. E nem está em causa o Cavaco em si, mas sim as competências do Presidente da República. Esta cisma do PS é curiosa, mas aceitável. Tal como as negociações para os aumentos salariais da função pública: "Ora, meus amigos, vamos lá reunir para decidirmos o aumento, mas eu já fiz o trabalho de casa e aviso que só posso aumentar até 2,9%. Se tiverem alguma proposta mais baixa, óptimo."

E depois há uma cambada de linguistas (sim... quem só faz discursos é um verdadeiro profissional da retórica portuguesa) de deputados de todos os partidos a aprovar esta lei.

O PS, é por interesse, claro. O CDS só votou a favor, porque os deputados entraram em pânico: o Paulinho das Feiras não opinou sobre isto e o meio deputado em stress... lá votou a favor. Se correr bem para o PS, corre bem para eles.

O PCP que até costuma votar sempre contra, votou a favor. Enganou-se. Os gajos do PS, a gozar com o original slogan deles perguntaram: "Vocês nem são capazes de votar a favor". Ao que eles responderam: "Sim, nós podemos". E votaram a favor dizendo que ainda avisaram o PS dos 2 artigos inconstitucionais, mas não podiam chumbar uma coisa que no essencial era importante. Importante para quem? Se é mau isto, porque deixaram passar?

O BE nem sabe o que é um estatuto. Como os Açores produz muito leite e pescam bastante, não têm tempo para produzir droga, por isso, não interessa e vota-se a favor que é para o Sócrates não ficar chateado. Além disso contribuem para a birra do PSD.

O PSD não existe. Vota a favor 2 vezes e agora abstém-se. Numa clara falta de rumo, à lá Santana. Iam votar a favor novamente mas desistiram a meio. Além disso a Manela não sabe o que dizer sobre isso. A política é uma canseira para ela.

Estou deveras preocupado com o país, com aqueles que têm poder, com os que têm dinheiro. Sei lá do que são capazes...

0 comentários:

SiteMeter

 
Copyright © 2010 Grupo de Jograis Universitários do Minho - Jogralhos. All rights reserved.
Blogger Template by
Licença Creative Commons
Jogralhos by Jogralhos is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Based on a work at jogralhos.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://jogralhos.blogspot.com/.