quinta-feira, maio 12, 2005

Comunicado da Azeituna

O Grupo de Jograis Universitários do Minho - Jogralhos, associa-se à Azeituna - Tuna de Ciências da Universidade do Minho, no seu protesto sobre o que se passou durante uma das noites do Enterro da Gata 2005, apresentando o comunicado da Azeituna:

"A Azeituna – Tuna de Ciências da Universidade do Minho, vem por este meio dar conhecimento e solicitar as devidas medidas, perante uma situação que achamos ser deveras preocupante e meritória de mediatização.
Após uma noite de alegria e sem qualquer tipo de problema apenas o da fome, acompanhado por uma colega estudante, um elemento trajado da Azeituna (pois havíamos tocado no recinto do Enterro da Gata) foi brutalmente espancado por um dos sócios do Sabão Rosa de nome Ganguinha com a ajuda do DJ residente e mais dois indivíduos. Apenas com o pretexto de arranjar confusão, numa manobra de carro intimidatória, pediram o cachorro quente que o André comia. Perante a recusa tornaram-se agressivos e começaram a ameaçar com empurrões. Como esta situação se deu mesmo na saída do recinto e como ainda estava bastante gente a passar, sendo eles pessoas bastante conhecidas (o que denota premeditação) foram para outro local um pouco mais a frente e quando não viram gente, apenas oAzeituno André e respectiva colega, agrediram-no sem justificações de tal maneira que este teve de ser hospitalizado e nem o pedido de algumas raparigas que passavam chocadas com a anormalidade os levou a parar com a barbaridade do espancamento.
Tendo eles consciência que se tratava de um estudante universitário, pessoas que mantêm uma relação de parceria com a Associação Académica (que representa e defende os direitos dos estudantes, não os interesses económicos ou outros), pensamos que é devido consideração e medidas, que para além da queixa já apresentada na polícia, deveriam resultar em sanções e repercussões no meio social e estudantil desta Cidade e desta Academia. Os agressores sem qualquer tipo de problema de consciência, como se nada tivesse sucedido continuam a frequentar a "festa" dos estudantes, na qual tem uma tenda profissional. Para eles este acto cobarde não passou de uma situação banal, não existe nada mais banal que quatro indivíduos espancarem um estudante. Se isto não for denunciado, amanhã o agredido pode ser um outro e as consequências podem ser bem mais dramáticas.
Saudações cordialmente académicas.
P'la Azeituna,
A Direcção"

0 comentários:

SiteMeter

 
Copyright © 2010 Grupo de Jograis Universitários do Minho - Jogralhos. All rights reserved.
Blogger Template by
Licença Creative Commons
Jogralhos by Jogralhos is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Based on a work at jogralhos.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://jogralhos.blogspot.com/.