sexta-feira, fevereiro 21, 2014

Resposta ao Diário do Minho

Esta mensagem foi enviada no dia 12 de Fevereiro, em resposta a um artigo publicado no Diário do Minho de 9 de Fevereiro. 9 dias depois, não obtivemos resposta. Parece que a internet deles está limitada ao funcionamento do Google.

Exmos. Senhores,


Desde Dezembro de 1990 que não nos designamos como Jogralhos - Grupo de Jograis Universitários do Minho. Entre nós, não costumamos utilizar outras designações mais antropomórficas mas gostamos de as preservar do grande público. Por isso, tradicionalmente não nos chamam de "Jograis". Não fomos dos primeiros grupos culturais a nascer nesta mui nobre academia e também não fomos dos primeiros grupos de jograis do país. E ao contrário do fenómeno das tunas, existem poucos com tal denominação e características.


Não somos um grupo de sarcasmo e maldizer, que usa a ironia e o humor para fazer passar uma mensagem. O nosso lema não é "Bater bem sem olhar a quem. De duas formas: a torto e a direito e por dois motivos: por tudo e por nada". E o nosso trabalho não se centra essencialmente em apresentações de festivais de tunas. E ainda não fomos apresentar o nosso trabalho a escolas, exposições, entre outras apresentações ditas "pontuais".


Nunca percorremos o país de lés-a-lés e até nunca nos deixaram entrar (e regressar) na Irlanda. Não temos três livros editados, o último dos quais em 2008. Não temos presença activa na internet. Não somos membros de pleno direito do PGCUM (Plenário dos Grupos Culturais da Universidade do Minho) desde o seu início.


Mas não somos nada disso, somente aos vossos olhos. Porque é a partir da vossa publicação do dia 9 de Fevereiro de 2014 ("Universidade do Minho conta com duas dezenas de Grupos Culturais") que percebemos que na realidade não existimos. Entramos numa fase depressiva sobre a nossa existência. Nos últimos dias, alguns de nós acorreram ao seu médico de família com claras suspeitas de sintomas de Alzheimer. E estamos todos viciados na música "E depois do adeus", de Paulo de Carvalho, com letra de José Niza: "Quis saber quem sou, o que faço aqui".


Felizmente, isto só acontece porque V.Exas pelos vistos não conhecem. Não sabem e também parece que não se importaram em saber. Não somos referidos na lista de grupos que V. Exas apontaram. Nem mesmo nos designados "grupos pontuais". Não se preocuparam em saber. Não tiveram essa capacidade.


Não sabemos quem de vós fez tamanha investigação no Google, quase tão épica como as dezenas de comissões sobre o caso Camarate. Não está assinado. Mas foi por certo um qualquer vertebrado que tem a preguiça como a sua melhor qualidade. E duvidamos que tenha concluído qualquer diploma da Universidade do Minho. Não são profissionais deste calibre que a UM costuma formar para o mercado de trabalho, ao contrário dos seus Grupos Culturais.


Tudo isto não dignifica a vossa publicação. Não representa a região em que se insere. Não informa. Não divulga a realidade.


Não queremos ser mais do que os outros. Apenas não queremos ser menos.


Já agora, para que perceberem que realmente existimos, temos neste momento 5 convites para actuações em Leiria, Aveiro, Felgueiras, Guimarães e, imaginem, no Porto, naquela que é uma das casas de cultura de referência: a Casa da Música. Isto tudo, até Maio.


Da próxima vez, aconselhamos a um maior cuidado e à consulta do seguinte endereço de internet:   http://www.uminho.pt/viver/associativismo/grupos-culturais




Vá... já chega, senão perdem-se com tanta informação em simultâneo.


Com os melhores cumprimentos,


Jogralhos - Grupo de Jograis Universitários do Minho



P.S. Já agora, esqueceram-se da OPUM DEI.

P.S.1 E a Augustuna não é tuna mista. É só mais um “pormenor” sem importância.

P.S.2. A tuna de Medicina é que é mista.

P.S.3. E o copy/paste em jornalismo não é nada dignificante:

0 comentários:

SiteMeter

 
Copyright © 2010 Grupo de Jograis Universitários do Minho - Jogralhos. All rights reserved.
Blogger Template by
Licença Creative Commons
Jogralhos by Jogralhos is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Based on a work at jogralhos.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://jogralhos.blogspot.com/.